segunda-feira, 30 de março de 2015

Entre o sagrado e o profano, Semana Santa é celebrada em Major Sales.

| |

No Alto Oeste Potiguar o município de Major Sales atrai turistas, pesquisadores e produtores culturais com as celebrações que se misturam entre o sagrado e o profano durante a Semana Santa.


A parte religiosa é destaque na igreja católica com vias-sacras, caminhadas e missas que iniciam no domingo de ramos e se estendem até o domingo de páscoa. Na sexta-feira santa, à noite, acontece à encenação da Paixão de Cristo que emociona a população relembrando o sofrimento, morte e ressurreição de Jesus.

A crença popular é celebrada pelos caboclos, a dança que tem origem indígena é uma tradição secular que acompanha gerações. Os grupos formados por cerca de 26 dançarinos, além do trio regional, sanfona, zabumba e triângulo, ganham as ruas, sítios e povoados, dançando de casa em casa. A personagem do Judas o traidor de Cristo é o alvo dos brincantes que tem por objetivo a sua malhação. Enquanto dançam, as musicas valorizam o nordeste e a cultura popular, os caboclos têm uma pisada forte e emitem um som de ira, as roupas e máscaras valorizam o artesanato local e são confeccionadas com palhas ou tiras coloridas.


Durante toda a semana alegria é contagiante! Crianças, jovens, adultos e idosos, todos querem brincar, ninguém fica dentro de casa, as portas são abertas para receberem os caboclos irados e mascarados com sua dança e musicalidade, como recompensa a gratificação com a tradicional esmola que pode ser em dinheiro ou em gênero alimentício. 


O ápice da festa cultural acontece no sábado de aleluia, 04 de abril, onde todos os grupos de caboclos logo cedo, às 07 horas da manhã, participam do arrastão nas principais ruas da cidade e a noite por volta das 18 horas acontece a feira cultural dos caboclos seguida da  disputam pela premiação do 1º lugar no Concurso de Caboclos que já está na 25ª edição. O evento é realizado e patrocinado pela Prefeitura Municipal de Major Sales, acontece em praça pública e nesse ano, conta também com shows de Circuito Musical e Fernando Farias.