sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Secretaria Municipal de Saúde conclui com êxito o 1º Ciclo de Prevenção à Dengue e Chikungunya.

| |

A Secretaria Municipal de Saúde através das ESF / ACS / NASF / ENDEMIAS / VISA, com a parceria dos alunos do Curso Técnico de Enfermagem da Catarina de Siena e da Secretaria de Obras e Urbanismo realizaram o 1º Ciclo de Prevenção à Dengue e Chikungunya no município de Major Sales/RN. As ações tiveram inicio em 19 de Janeiro, realizando visitas domiciliares durante 02 dias na semana e envolvendo uma comitiva de aproximadamente 20 pessoas. 

O 1º Ciclo foi concluído com resultados expressivos e significativos. As ações desenvolvidas foram:
• Orientar à comunidade para os riscos das doenças e cuidados necessários para prevenir a proliferação do mosquito;
• Inspecionar e eliminar possíveis criadouros do mosquito;
• Distribuição de material informativo;
• Coleta de amostras para análise.

Ao todo foram visitadas 37 ruas da  zona urbana e dois sítios na zona rural : Damasco e Fazenda Nova também. No total geral  foram inspecionados 1.653 imóveis, dentre eles: residências, comércios, terrenos baldios, e outros.
Foram coletadas um total de 11 amostras as quais foram enviadas e catalogadas junto ao Laboratório da VI URSAP – Pau dos Ferros, convém mencionar que todas com RESULTADO NEGATIVO para o Aedes Aegypti. 

Para a secretária de saúde, Ângela Wilma, ao final do  1º Ciclo, foi possível avaliar o trabalho como positivo. "O mérito tem sido da nossa população que está colaborando, mas precisamos intensificar ainda mais a participação de todos nesse processo." destacou.

Um outro ponto fundamental nesses percursos é que foi associado também uma Campanha em favor da Economia da Água, visto que, a escassez desse bem natural tão importante vem causando preocupação. Ação precisa do apoio de todos os majorsalenses na luta contra a Dengue e também no bom senso para a economia da  água, usando com cautela.

As ações continuarão. Diariamente os Agentes de Endemias e Saúde estarão nas casas orientando e mantendo os cuidados necessários.