sexta-feira, 28 de março de 2014

Representantes do município de Major Sales participaram da aula inaugural do CAPACITASUAS.

| |



Na manhã de quarta-feira (26), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), promoveram na Escola de Governo, a aula inaugural para lançamento do Programa Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – CAPACITASUAS.  O Programa atuará nos 167 municípios potiguares.  No evento Major Sales foi representado pela Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Luciene Fontes e a Assistente Social do CRAS, Edna Gomes.

A aula inaugural contou com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini; a Secretária da Sethas, Shirley Targino; a coordenadora do SUAS-RN, Teresa Almeida; representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); da UERN; do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e do Colegiado Estadual de Gestores da Assistência Social (COEGEMAS), além da participação de gestores e representantes de mais de 130 cidades.

A Governadora Rosalba Ciarlini explica a importância do programa para o Estado. “O CAPACITASUAS deve ser encarado pelos gestores e trabalhadores da Assistência Social, como uma qualificação honrada, pois quando valorizamos os serviços socioassistenciais, estamos valorizando o trabalho na saúde, na segurança, na educação e nas demais áreas”, expressou a Governadora. Ainda acrescentou: “Após a participação nos cursos, os profissionais da área terão uma missão, ainda maior, em oferecer à população um atendimento com mais qualidade”.

O programa está dividido em duas etapas. A primeira com início marcado para o mês de maio oferece 1.560 vagas para profissionais dos 167 municípios, disponíveis em três cursos, sendo esses: Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais e a Implementação de Ações do Plano “Brasil sem Miséria”; Atualização em Indicadores Para Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS e do Brasil sem Miséria e a Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS.

A titular da Sethas comenta sobre as expectativas após o evento inaugural do CAPACITASUAS. “Na aula inaugural já foi possível perceber o interesse por parte dos gestores, trabalhadores e conselheiros em receber os benefícios do Programa. Representantes de cerca de 85% dos municípios do Estado marcaram presença, demonstrando assim, o interesse na qualificação e em oferecer os melhores serviços socioassistenciais aos cidadãos de suas respectivas cidades”, esclareceu Shirley Targino.

A segunda etapa vai oferecer quase duas mil vagas e será iniciada após a finalização da primeira. Os cursos serão ministrados em cinco pólos: Natal, Mossoró, Santa Cruz, Caicó e Pau dos Ferros e terá carga horária de 40 horas.