Na última quarta-feira, 23, foi realizado no município de Major Sales/RN, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef - Município Aprovado - Edição 2013-2016. O Fórum teve como objetivo, apresentar o diagnóstico municipal da situação da criança e do adolescente, validando-o e agregando contribuição dos participantes, bem como, reunindo informações sobre ações, programas e políticas que podem contribuir para a melhoria da situação da infância e da adolescência no município.
O evento aconteceu no Clube de Idosos “Alegria de Viver” tendo início às 7h30min encerrando-se por volta das 15h00min e contou com a presença de representantes de vários órgãos governamentais e da sociedade civil, dentre elas: Crianças e Adolescentes, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Igreja Católica e Evangélica, Presidentes de Associações Comunitárias, Pastoral da Criança, Profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, CRAS e Famílias atendidas pelo Bolsa Família, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão, onde a comunidade conversou e elaborou propostas para a criação do Plano Municipal Integral para Criança e Adolescente.
O Fórum iniciou com a composição da mesa formada pelo Prefeito Dr. Thales, o Presidente da Câmara de Vereadores, Idalgo Junior, a Articuladora do Selo, Maria Carlos, a Secretária de Educação e Presidente do CMDCA, Magna Brito, o Presidente do Conselho Tutelar, Adeilton David, o Sargento, William Felix de Andrade, a Secretária de Obras e Urbanismo, Ana Lígia, a Secretária de Saúde, Ângela Wilma, a Secretária de Assistência Social e Cidadania, Luciene Fontes e os Coordenadores do NUCA, Maxsuel Ferreira e Fernanda Duarte. Logo em seguida, foram executados o Hino Nacional e o Hino Municipal. O momento inicial ainda contou com as palavras do Prefeito Dr. Thales e da Presidente do CMDCA, Magna Brito, além da apresentação das crianças e adolescentes da Orquestra Sanfônica do Ponto de Cultura Tear Cultural e da ciranda dos fatores de desigualdades sociais realizada pelos alunos da Escola Municipal Antônio José da Rocha e usuários dos SCFV.
A articuladora do Selo, Maria Carlos, realizou uma explanação sobre a metodologia do Selo e do Fórum Comunitário e apresentou o diagnóstico sobre os serviços ofertados às crianças e adolescentes do município, feito a partir do levantamento e análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento à população de até 17 anos.
Após o almoço, formaram-se 06 grupos de trabalhos para discussão dos eixos e em seguida a apresentação de cada grupo em plenária, encerrando com uma reunião dos membros da Comissão Intersetorial Pró Selo.
Veja a cobertura fotográfica, clique aqui!