segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Em Major Sales a 3ª Semana do Bebê foi um sucesso!

| |

No período de 25 à 29 de novembro de 2013 a Prefeitura Municipal de Major Sales, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a 3ª Semana do Bebê, com o tema: Um bebê merece cuidado, atenção e carinho. Buscou montar estrutura organizacional e multiprofissional para compartilhar idéias e conhecimentos necessários para garantir o direito à saúde, cidadania e humanização na assistência à saúde. As parcerias firmadas foram fundamentais no processo, para tanto merece destaque o empenho de todos os órgãos públicos municipais e estaduais, Pastoral da Criança, Conselho Tutelar, associações comunitárias, comércios locais e instituições religiosas.
 
Guilherme Alves - Bebê Estrela 
A divulgação a nível municipal, regional e estadual, com panfletagens e exposição de banners, visitas à rádio comunitária, às escolas e entidades locais, inclusive com divulgação durante a Reunião do Colegiado Intergestores Regional (CIR) do Alto Oeste Potiguar foi um quesito que contribuiu significativamente para o sucesso do evento. A execução da ação se deu com a promoção do Concurso para escolha do Bebê Estrela, onde as mães de crianças a partir de 6 meses puderam participar, enfocando como critérios crianças com aleitamento exclusivo até os 6 meses de vida, vacinas em dia, consultas de C e D mensalmente e participação das mães em grupos sócio-educativos de valorização da primeira infância, a criança escolhida na qual atingiu os critérios solicitados destacou-se durante todo o evento como exemplo de um compromisso da família no que se refere aos cuidados com a saúde deste bebê.
 
Chá da tarde para gestantes


Como forma de fortalecer a rede cegonha, estimular o aleitamento materno e o parto normal a Comissão elaborou e executou o Chá da Tarde para Gestantes, um momento de integração entre gestantes, pais e profissionais de saúde, na ocasião realizou-se o repasse de informações fundamentais, momento de dinâmicas e entretenimento. A busca por disseminar conhecimentos e orientações também é um alvo da semana do bebê, para tanto, foi promovido oficinas abordando temas como: Gravidez na adolescência, onde participaram adolescentes das escolas municipais e estaduais, e cuidados de prevenção de acidentes com crianças no lar com as mães e pais de crianças de 0 à 6 anos. Trabalhar a diversidade e a inclusão social é prioridade na qualidade da assistência, pensando nesse público foi promovida também a oficina de mãe para mãe: uma experiência com crianças portadoras de necessidades especiais, uma ação onde as mães puderam compartilhar suas angústias e vitórias, tendo como facilitadores profissionais da área da psicologia e serviço social.

Momento Mãmãe - Bebê

Outra ação de destaque foi o Momento mamãe – bebê: um laço afetivo entre as mães e crianças de 0 à 1 ano de vida, as atividades ofertadas direcionadas ao desenvolvimento cerebral e motor da criança, fizeram com que as mães acompanhassem de perto todo o processo de desenvolvimento do seus filhos e como é dignificante acompanhar a relação que essas crianças mantém entre si. A diversão é um direito garantido de toda criança, o direito de brincar deve ser priorizado, assim promovemos a Manhã Recreativa – um espaço onde as crianças puderam se integrar e interagir com brincadeiras, palhaços, gincanas, entre outras. A ação foi concluida com a realização da Caminhada do Bebê Feliz com a participação de mães, crianças, gestantes, nutrizes, adolescentes, profissionais de todas as áreas e comunidade em geral levando às ruas da cidade uma história de vida e mobilizando todos com relação a importância de cuidar das crianças.

 
Manhã Recreativa


Resultados alcançados: o índice zero de mortalidade materna e infantil; gestantes participando do pré-natal com mais de 7 consultas; adesão ao aleitamento materno exclusivo, índice zero de desnutrição infantil; fortalecimento da Rede Cegonha com divulgação em meios de comunicação, implementação dos grupos de crianças e gestantes com atividades mensais.

Oficina de prevenção de acidentes de bebê no lar

 A realização da Semana do Bebê favorece a autonomia e a apropriação de conhecimento influenciando desta forma, na melhoria da qualidade da assistência á saúde materna-infantil em no município, são ações como estas que fortalecem a mobilização e participação social.


Caminhada do Bebê Feliz

Veja toda cobertura fotográfica, clique aqui!