sexta-feira, 9 de maio de 2014

Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales intensifica ações no combate à Dengue‏.

| |

A partir de uma solicitação realizada pelo Prefeito Dr. Thales Fernandes e a Secretária Municipal de Saúde Ângela Wilma, o município de Major Sales recebeu a visita de técnicos da Coordenação Estadual de Combate e Controle da Dengue do Estado do RN e técnicos da VI URSAP na tarde do desta quinta-feira, 08. Pensando no bem–estar e nos cuidados em combater a Dengue no município, de forma precoce a Secretária de Saúde encaminhou solicitação ao Estado para que estratégias de combate ao mosquito possam vir a ser associadas as ações que já vem sendo desenvolvidas pelos os profissionais de saúde.
Participaram do encontro, a secretária de saúde, representantes da Atenção Básica / ESF, agentes de endemias, representantes do Hospital e Maternidade Mãe Tetê e profissionais do laboratório. Dentre os pontos em pauta, a Secretária destaca a importância de preparar os seus profissionais para atuarem no combate a Dengue, buscar incansavelmente a participação e a colaboração da população, fazendo com que cada um assuma as suas responsabilidades, pois sabe-se que o combate à Dengue é responsabilidade de todos, assim destacou muito bem os representantes da Coordenação Estadual e da VI URSAP. De antemão a Secretária de Saúde ressaltou que foi solicitada o envio  do Carro Fumacê (Equipamento de UBV - ultra baixo volume)  para que possa colaborar no combate ao mosquito no município de Major Sales, os coordenadores estaduais foram bem sensíveis e explicaram todos os passos, assim como a burocracia e o processo exigido para que esse serviço seja disponibilizado, mas que estaria analisando a  solicitação.
Os coordenadores ainda destacaram e parabenizaram as iniciativas do município em se preocupar de forma precoce com o surgimento da doença, realizando ações e orientações, e ressaltaram ainda que o serviço de saúde não pode assumir as responsabilidades sozinho, é preciso que a comunidade assuma o seu papel, que faça também sua parte, dando a sua parcela de colaboração, por que Dengue não se combate sem que a comunidade seja parceira ativa.
A gestão municipal está firme e forte no combate à dengue, promovendo visitas e inspeções, realizando mobilizações e ações educativas, mobilizando os meios de comunicação como: Rádio, Internet, Carro de Som e panfletagens. Mobilizamos as escolas, as entidades públicas, as igrejas, as associações, os grupos sociais e religiosos.
Essa é uma luta de TODA POPULAÇÃO MAJORSALENSE. Faça você também a sua parte!