quinta-feira, 21 de março de 2013

Primeira Mensagem Anual do Poder Executivo.

| |

Mensagem nº 01, de 20 de Março de 2013.

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Major Sales,
Senhora Vereadora e Senhores Vereadores,
Senhoras e Senhores:

É com muita satisfação que estamos realizando a nossa primeira Mensagem Anual do Poder Executivo a esta Colenda Casa Legislativa, no início dos trabalhos de sua Legislatura. Iniciamos nossa gestão com a mente aberta e com a certeza de que queremos realizar muito trabalho e manter harmoniosa convivência entre os dois poderes, procurando sempre nos dedicar fervorosamente aos interesses do nosso Município, visando um melhor bem-estar para cada um dos seus moradores.

Senhores Vereadores, com fé em Deus, temos certeza de que as nossas ações produzirão muitos frutos, e os resultados serão expressivos, pois representarão todo o nosso esforço, não apenas ao longo deste ano, mas durante nossa administração.

Na eficiente administração da prefeita Maria Elce o nosso município conquistou muitas vitórias. Se hoje colhemos bons frutos, devemos à sua administração. Na qual foi bem avaliada em todas as suas ações, honraremos o compromisso assumido na nossa campanha eleitoral para mostrar a nossa comunidade que estamos aqui para trabalhar e oferecer melhores condições de vida.

Estamos  há 80 dias frente à administração de nossa Major Sales, e já pudemos colher frutos do nosso trabalho. Destaco com ênfase a área da educação, realizamos visitas e levantamento das necessidades físicas das nossas escolas, estivemos em Brasília levando em mãos o projeto para que possamos conseguir a ampliação da Escola Municipal Antonio José da Rocha, e podemos comprovar aos senhores vereadores que dentre a análise de nosso projeto já estamos com 98% de aprovação, pois a nossa pretensão é melhorar cada vez mais a estrutura física de nossas escolas, para um melhor desenvolvimento do nosso ensino público.  Reunimos os professores e garantimos um reajuste salarial de 7,97% com base nos recursos transferidos pelo FUNDEB. Promovemos um Encontro Pedagógico abordando temas variados e priorizando a intersetorialidade , os educadores tiveram a oportunidade de planejar as ações e metas para o ano que se inicia, adquirimos  01 Microônibus pelo excelente resultado da conquista do SELO UNICEF – Edição 2009/2012 para melhor atender o transporte escolar, inclusive disponibilizando um desses veículos para transporte dos universitários durante o período noturno para Pau dos Ferros. Garantimos a merenda escolar de acordo com cardápio elaborado e aprovado pela nutricionista, recebemos um kit de 15 laptops para utilizar na Escola Municipal Tonheira Germano, assinamos Termo de Adesão do Programa Compra Direta da Agricultura Familiar para que possamos dar continuidade à complementação da merenda escolar com produtos adquiridos junto à agricultores do nosso município. Muitas prioridades estão traçadas na nossa administração para a área da educação, com o objetivo de continuarmos com um dos menores índices de analfabetismo do estado, pois os alunos iniciantes das primeiras séries receberam uma base sólida na sua alfabetização, proporcionando melhores índices de aprendizagem e menores índices de repetência e desistência.

Na Saúde, reconhecemos que muita coisa foi feita pela prefeita Maria Elce em sua administração, e nosso lema é continuar melhorando cada vez mais. Iniciamos o ano com inúmeras ações, dentre elas: intensificamos o atendimento médico, principalmente com a adesão ao PROVAB (Programa de valorização da Atenção Básica), onde temos um médico atuando de segunda à quarta na ESF, inclusão de atendimento médico semanal no Sitio Fazenda Nova (quarta-feira à tarde), realizamos a contratação de mais um dentista para atender a demanda em nosso município, temos a cada dia fortalecido a rede de média complexidade com a contratação de mais um fisioterapeuta e um dia de atendimento de psicologia clínica, mantemos atendimento com cardiologista quinzenalmente com a realização de consultas e eletrocardiogramas no próprio hospital, estamos dando continuação do Programa de Próteses Dentárias, este ano, sendo executado por laboratório de próteses com a Dra. Larissa (Odontológa), melhoria do quadro de enfermeiros mantendo profissionais de segunda à segunda. Lançamos o Programa Medicação em Casa onde os Agentes de Saúde entregam casa à casa a medicação dos hipertensos e diabéticos, neste momento, quero agradecer a cada agente de saúde pela dedicação e esforço no desempenho das suas funções, adquirimos um veículo Ford Fiesta para atender às necessidades dos programas da Atenção Básica, amanhã logo após a Mobilização Social que estaremos realizando será feita a entrega deste veiculo para uso da comunidade e dos profissionais da atenção básica, tivemos a aprovação do Projeto NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), onde buscaremos melhorar a assistência do PSF com a inclusão de mais 4 profissionais na equipe, são conquistas que buscam garantir aos nossos usuários uma saúde de qualidade e mais digna, mas não paramos por aqui, temos muitos outros projetos e ações em desenvolvimento, saibam que tudo que for bom para nosso povo, estaremos lá, seja em Brasília ou em Natal sempre como fiel representante do povo de Major Sales.

Na gestão de Maria Elce  os programas sociais foram abraçados de corpo e alma, temos também traçado o mesmo caminho. O  “Bolsa Família”, que hoje proporciona o atendimento às famílias mais necessitadas de nosso município, tornou-se o carro chefe que alavanca os demais programas federais, inclusive municipais. 

Nesta área social já investimos e vamos investir cada vez mais, pois existe muita demanda. Iniciamos valorizando o nosso quadro de funcionários, onde temos profissionais qualificados e capacitados, melhoramos a infra-estrutura com a instalação do CRAS em um ambiente espaçoso e adequado para atendimento da demanda, iniciamos mais um coletivo no Projovem com a inclusão de um facilitador, mantemos as atividades do PETI e do Clube de Idosos, firmamos o apoio ao Conselho Tutelar e CMDCA, inclusive com garantia de espaços físicos e equipamentos adequados para o exercício das suas funções.

Estamos dando continuidade ao calçamento do povoado de Fazenda Nova, uma grande obra iniciada no governo de Maria Elce, que é de grande valor para o povo daquela comunidade, realizamos visitas e reuniões na zona rural para acompanhar de perto a situação das estradas vicinais e dos reservatórios de água, garantimos junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário a aquisição de uma retroescavadeira que irá colaborar na assistência ao agricultor, demos o primeiro passo para a execução do projeto de Abastecimento de Água, pois assim, iremos melhorar o sistema atual, garantindo o acesso à água de toda nossa comunidade, inclusive estaremos promovendo amanhã (21) uma mobilização em Defesa da Água e no combate à Dengue, pedimos desde já o apoio e a participação desta Câmara Legislativa nesse evento, realizamos investimentos nas obras com melhoria de prédios públicos, estamos acompanhando a conclusão das obras em andamento com trabalho e dedicação dos profissionais que compõem a Secretaria de Obras e Urbanismo, destaco a conclusão das obras de: construção da unidade básica de saúde que já se encontra com 92% de finalização, conclusão das duas academias, temos investido no esporte com realização de eventos, tais como: torneios, reunião para a realização da Copa Primo Fernandes e incentivamos os times e desportistas de nosso município, mantemos o apoio a cultura com o Ponto de Cultura Tear Cultural o qual realizou o Festival de Cultura  e estaremos promovendo o XXIII Concurso de Caboclos neste dia 30 de março, realizamos as adequações dos espaços de cultura de nosso município, sempre com vista a melhorar o atendimento ao público diversificado. E hoje,  gostaria de dividir com vocês senhores vereadores e com a comunidade de Major Sales a alegria ao receber uma ligação do Ministério da Ciência e Tecnologia a qual nos informou que logo em breve estará sendo liberado o recurso para a construção da Usina de Beneficiamento do Leite – na comunidade de Fazenda Nova, uma obra almejada por todos nós, digo pela luta que a ex-prefeita Maria Elce travou junto ao Ministério e que ao assumirmos os destinos de Major Sales realizamos a primeira visita à Brasília e levamos em mãos essa reivindicação, e nos sentimos felizes de saber que em breve estaremos colhendo o fruto do nosso trabalho, será uma usina que irá beneficiar pequenos agricultores, estimulará a geração de emprego e renda e por que não dizer fortalecer o comércio local.

Na agricultura, mesmo diante da atual situação que nos encontramos com a estiagem prolongada, fizemos muito, fomos contemplados com mais de 40 agricultores para compra de ração e forragem pelo CONAB, mantivemos convênio para o programa Garantia Safra aumentando em 194 beneficiários, executamos a operação carro-pipa abastecendo a zona rural de nosso município, a vacinação do rebanho em dia e o permanente apoio aos agricultores locais.

Reconhecemos que a infra-estrutura urbana da nossa cidade sempre foi bem cuidada pela Prefeita Maria Elce em sua administração, pela construção de casas, creches, calçamentos, praças e jardins, quadra de esportes, etc. Porém, muito mais pretendemos fazer, ainda este ano, e durante nossa administração, construindo muito mais.

Desta forma, queremos conclamar o Poder Legislativo, no início de seus trabalhos legislativos, a se unir ao Poder Executivo nesta luta por melhores condições de vida para nosso povo, acreditando que através de nossas ações de políticas públicas poderemos realizar as aspirações da população.

Nos próximos dias estaremos encaminhando a esta Casa Legislativa um novo projeto de lei de reestruturação do quadro de servidores, que irá reforçar o nosso compromisso e as nossas relações com todos os servidores do município. Para isso, esperamos contar com o apoio efetivo deste Poder Legislativo. 

Vamos trabalhar lado a lado, construindo uma Major Sales – Cidade de Todos, a altura da grandiosidade de seu povo.

Um afetuoso abraço do amigo,

THALES ANDRÉ FERNANDES
Prefeito Municipal